quinta-feira, 27 de maio de 2010

Um Desafio ao Leitor: Pratique Concentrar-se!

Há alguns dias li o email de uma leitora a respeito do artigo anterior, e ao responder a ela tive a ideia de lançar este desafio a você, caro leitor:

Uma hora de concentração absoluta por dia, todos os dias, durante duas semanas.


Se você decidir aceitar o desafio, eis aqui as instruções:

  1. Escreva um comentário, utilizando o formulário ao final desta página, no qual você deixará registrado seu compromisso com a atividade aqui proposta. A simples frase: "Aceito o desafio!" é suficiente, mas fique à vontade para deixar mais detalhes sobre como planeja utilizar seu tempo diário de concentração. Identifique-se com um nome ou apelido, mesmo que fictício, para utilizá-lo novamente daqui a duas semanas quando for compartilhar sua experiência conosco. Você até pode realizar a atividade sem fazer este registro inicial, mas fazê-lo é uma ótima maneira de manter-se motivado e evitar "cair em tentação", desistindo no meio do caminho.
  2. Escolha uma atividade importante cuja realização lhe trará benefícios de longo prazo, de preferência algo que você venha adiando ou negligenciando há algum tempo com uma desculpa esfarrapada do tipo: "agora não tenho tempo para isso".
  3. Reserve uma hora por dia, a partir de hoje ou amanhã, para concentrar-se integralmente na atividade escolhida. Faça desta hora um tempo sagrado para você. Tome todas as medidas necessárias para evitar interrupções: silencie ou desligue os telefones (encaminhe as ligações diretamente para a caixa postal), avise com antecedência as pessoas próximas. Se a atividade depende do computador, feche todas as janelas e programas não relacionados, especialmente aqueles com lembretes, mensagens ou coisas do gênero. Para evitar distrair-se com o relógio, programe um alarme para avisá-lo quando a hora terminar.
  4. Concentre-se!
  5. Você não precisa escolher a mesma atividade todos os dias. Pode completar uma tarefa importante em 2 ou 3 sessões de concentração e nas seguintes dedicar-se a outra(s) coisa(s). Pode também alternar entre diferentes tipos de atividades ou tarefas relevantes. Faça como achar melhor, desde que cumpra uma única regra simples: Cada dia, durante uma hora inteira, sem interrupções, dedique-se a uma e somente uma atividade.
  6. Faça um pequeno registro diário das atividades desenvolvidas durante a "hora de concentração", e ao final de duas semanas escreva um novo comentário nesta mesma página relatando sua experiência. Não precisa ser um relatório longo, basta contar em linhas gerais as suas conclusões sobre os benefícios (ou não) da concentração.
Algumas ideias para o que fazer durante seus períodos de concentração:

  • Uma atividade criativa como pintar, desenhar, esculpir, escrever, criar peças de artesanato;
  • Estudar. Principalmente algo novo, ou algo esquecido, mas principalmente algo estimulante e útil;
  • Dedicar-se a alguém importante. Um tempo de qualidade com quem você ama reforça os laços e promove bem-estar;
  • Ouvir música. Hoje em dia, a música parece ter sido relegada a um definitivo papel coadjuvante, um "ruído de fundo"para outras atividades. Quando foi a última vez que você realmente apreciou uma boa peça de música?
  • Aprender ou praticar um instrumento musical;
  • Meditação, Yoga;
  • Atividades físicas (se possível, sem música – concentração é concentração – mas faça como achar melhor);
  • Se você estuda Matemática (não poderia faltar minha especialidade...) pode usar este tempo para reforçar a base (treinar contas, por exemplo), mas uma atividade mais no espírito do desafio é dedicar o tempo todo a um único problema. O segredo é escolher um bem instigante, curioso, divertido, que dê vontade de pensar e, é claro, exija tempo.
Tenho certeza de que os leitores saberão usar a criatividade para idealizar muitas outras formas relevantes de colocar este desafio em prática. Então,

Mãos à Obra!

14 comentários:

  1. Bom, é claro que eu tinha que ser o primeiro! (fui mesmo?)

    EU ACEITO O DESAFIO!

    Alguns de meus planos para essas horas de concentração são: Brincar com minhas filhas, e principalmente observá-las brincar, para entendê-las melhor e reforçar o vínculo; Ouvir música; Criar problemas de Matemática originais (com a principal intenção de propô-los para Olimpíadas).

    Estou empolgado!

    ResponderExcluir
  2. Eu aceito o desafio!

    Algumas das coisas que pretendo fazer (mas só a partir de domingo próximo):
    1) Aprender a tocar uma música nova no violão;
    2) Ler um livro;
    3) Inventar problemas de matemática (isso na verdade eu fiz um pouco hoje);
    4) Preparar as aulas que darei nos EUA;
    5) (Talvez eu resolva) escutar música (mas esse não sei se vale, porque já faço regularmente).

    Tenho uma dúvida quanto à atividade 1: vale ouvir a música que vou aprender e procurar tablaturas e letras na Internet?

    ResponderExcluir
  3. Luciano Monteiro de Castro28/05/2010 13:09

    Oi Carlos,

    Claro que vale! Vale tudo que seja dedicação integral a uma única atividade. A ideia básica é construirmos mais liberdade mediante o dizer não ao que nos impede dedicar-nos ao mais importante. Ou seja, não se restrinja!

    ResponderExcluir
  4. EU ACEITO O DESAFIO!

    Pretento fortalecer minha base nas disciplinas que tenho mais dificuldade, para melhor acompanhar as aulas! E melhor ainda, aprender, o que é mais divertido!

    Brayan Pinheiro

    ResponderExcluir
  5. Eu aceito!

    Vou estudar Matemática Básica e ouvir música.
    Atividades que há muito deixei pra trás.

    Alguma sugestão?

    abraço

    ResponderExcluir
  6. Ana Paula Castro02/06/2010 15:15

    Como você me desafiou pessoalmente no fim de semana...vamos lá. Eu aceito o desafio!

    E vou fazer só uma atividade. Já que não posso brincar com as suas filhas nessas duas semanas, vou ler livros, tenho uma fila enorme de livros me esperando.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu aceito

    Os meus desafios daqui a duas semanas eu conto!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Aceito! Ler Dom Casmurro e Memórias Póstumas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Luciano, eu não pude aceitar o seu desafio até hoje, porque estava com muito trabalho acumulado...

    Mas vou começar a partir de amanhã (07 de junho). São duas semananas, não é?

    O meu objetivo é ler três livros:

    O primeiro chama-se Formação do Brasil Contemporâneo. Tenho verdadeiro fascínio sobre história do Brasil. É um livro que me foi muito bem recomendado.

    O segundo foi badaladíssimo há dois anos (1808). Comprei naquela época e está aqui na minha cabeceira pedindo para ser lido desde então. :-)

    E, por fim, terminar de ler um livro interessantíssimo para quem gosta de história contemporânea. Chama-se "Quando um crocodilo engole o sol". É a história de uma família que vive no Zimbábue. Esse país, que se chamava Rodésia até os anos 70, se libertou do jugo inglês no início dos anos 80, mas infelizmente continuou sendo escravizado pelo "legítimo" governo do presidente Robert Mugabe. Esse mesmo que cumprimentou, dias atrás, todos os jogadores da nossa seleção num amistoso que, até agora, não consegui compreender como pôde ser autorizado pela diplomacia brasileira.

    Nossos jogadores, conhecidos como os melhores do mundo, participaram de um verdadeiro circo armado por esse ditador sanguinário que vem exterminando seu povo dia após dia. Mas ninguém no mundo toma qualquer providência. Lá não tem petróleo nem nada de tão importante que faça com que a ONU e os países ricos promovam algum tipo de intervenção ou, no mínimo, ponham esse homem para responder pelos crimes que comete.

    Lá no Zimbábue só tem gente e gente muito sofrida.

    ResponderExcluir
  10. Natália Lisboa

    Eu aceito, mas pretendo começar na segunda -feira, dia 26/07. Aproveitarei a semana de férias para iniciar...
    Os desafios contarei quando completá-los.

    ResponderExcluir
  11. Ola...espero que ainda de tempo de aceitar o desafio, me chamo marcy estou morando em espanha e desde de ontem que descobri seu blog ando por aqui lendo tudo que posso, o curioso é que detesto matematica, sou pessima nessa ciencia mas voce tah me fascinando com sua maneira de escrever...EU ACEITO O DESAFIO, espero ter outra oportunidade de falar mais com voce e de compartilhar um pouco mais minhas ideias contigo...agora te garanto que vou cumprir o desafio,que será..durante uma hora a cada dias das proximas duas semanas, eu vou exercitar mais a minha fé, vou rezar, orar ou fazer prece (seja lá como for o correto)...quero crer mais em Deus e me dedico pouco tempo a essa atividade, assim que vou aproveitar o desafio e me abrir meu coraçao pra Deus...Obrigada Luciano, daki duas semanas eu te conto como foi a experiencia!!!..

    ResponderExcluir
  12. Nos dedicamos para aprender melhor, mas precisamos aprender a se dedicar para melhorar, como isso é possível ?

    ResponderExcluir
  13. EU ACEITO O DESAFIO!!!!!!!

    Começarei hoje e farei apenas uma atividade durante essas duas semanas.
    Ao término do deste período retorno para relatar o que fiz e como foi.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. EU ACEITO O DESAFIO!!!

    A partir de hoje vou me dedicar a aprender como tocar violão, tenho ele a tantos anos e nunca consegui disposição, sempre ficava adiando.
    E também passarei um tempo com minha família

    ResponderExcluir

Minha preferência é não moderar os comentários, mas eventualmente poderei excluir os que não acrescentem valor. Recomendo enfaticamente o uso da grafia correta das palavras, evitando abreviações.