segunda-feira, 27 de julho de 2015

Problemas Intrigantes (PAPMEM 2015)

Conforme prometi na semana passada durante o PAPMEM - Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio, publico aqui a apresentação que usei durante a aula (em pdf), que contém não apenas os problemas que comentei, mas outros que havia selecionado. Há um total de 8 problemas. Minha intenção é publicar soluções em algum momento, mas adoraria receber as soluções dos colegas interessados.




2 comentários:

  1. Ola professor Luciano, estou com um problema intrigante de probabilidade, se puder me dar uma luz, agradeço, aqui vai:
    Em um painel quadrado de nove lâmpadas quadradas, em forma de um tabuleiro, apenas uma lâmpada acende de cada vez, aleatoriamente. A regra que orienta esse processo é a de que a próxima lâmpada a acender é uma das lâmpadas com um lado comun à que estiver acesa. Iniciando-se com a lâmpada acesa na casa central, a probabilidade de a lâmpada central se acender na quadragésima vez é:

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Vou lançar esse desafio aqui com a minha turma. Ótimo exercicio.

    ResponderExcluir

Minha preferência é não moderar os comentários, mas eventualmente poderei excluir os que não acrescentem valor. Recomendo enfaticamente o uso da grafia correta das palavras, evitando abreviações.