quinta-feira, 9 de setembro de 2010

P.A. de Ordem Superior, Somatórios, Operador Diferença

Bom, este é o artigo que eu prometi no início de minha palestra sobre Probabilidade no PAPMEM, em julho. Acabou demorando um pouco mais do que eu pensava (se você assistir ao vídeo com atenção, verá que eu disse algo como "amanhã já deve estar no blog" – notável excesso de otimismo).

Como sempre, prefiro escrever matemática em LaTeX, e ainda não estou contente com as alternativas para publicação direta na web. Por isso, estou disponibilizando o arquivo PDF no link a seguir:


Como sempre, agradeço de antemão a todos que me enviarem sugestões, comentários ou correções. Obrigado!

6 comentários:

  1. Professor, tive o enorme prazer de ver sua aula sobre probabilidade nos vídeos do IMPA. Parabéns mesmo. Atualmente, faço mestrado em Educação em Ciências e Matemática e pesquiso sobre cognição X mídias digitais . Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. professor,,fui um dos alunos medalhistas da OBMEP que assistiu uma aula sua a respeito do problema de jacobi(nao sei se vc lembra..??hh)hj conheci uns amigos que estudavam com senhor para preparaçao de ime ita e vejo quanto eles foram previlegiados...gostaria de sugerir alguns exercicios propostos c; referencia na lista,ficou muito boa....o lema 1 ajudou bastante em um problema de polinomios da omerj que eu vinha tentando fazer....

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. E ai Luciano, quanto tempo!!! Esse artigo me fez lembrar das aulas que tive na sala ao lado da cantina, Elite Madureira ano de 2005!!Aprendi muito naquela turma, estou tentando ganhar coragem e voltar a estudar tudo isso que um dia aprendi!! Grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  4. alguém pode me responder, qual a relação entre o significado popular e o significado em matemática?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Minha preferência é não moderar os comentários, mas eventualmente poderei excluir os que não acrescentem valor. Recomendo enfaticamente o uso da grafia correta das palavras, evitando abreviações.