segunda-feira, 29 de março de 2010

Surf


A foto é antiga, mas uma das coisas mais difíceis é conseguir que alguém tenha paciência de tirar fotos minhas surfando (sim, o tempo que eu passo boiando é muito maior que o tempo que passo surfando).

Surf é minha última grande aventura de aprendizado, que comecei pouco mais de quatro anos atrás (janeiro de 2006). Ao final da primeira aula
o professor (Serjão, que viria a ser meu principal mestre nas ondas) recomendou treinar o movimento de subida na prancha em casa, na cama.

No dia seguinte, antes da segunda aula, acordei mais cedo e fiquei meia hora treinando a subida na cama. Quero dizer, a subida na prancha, na cama. Como resultado, acabei tendo muito mais facilidade no mar e consegui ficar em pé na prancha em várias ondas. Ao final, Serjão comentou com certa surpresa que eu havia melhorado muito de um dia para o outro.

L: “É que eu treinei na cama, como você recomendou ontem, e isso ajudou bastante”.

S: “Sério? você treinou mesmo?”

L: “Ué, não foi isso que você recomendou?”

S: “Sim, mas eu falo isso pra todos os alunos iniciantes e quase ninguém faz!”

Imediatamente me lembrei dos meus próprios alunos. Quantos, de fato, tornam sua vida muito mais difícil por não seguirem as orientações de seus professores.

Aprender exige humildade.


7 comentários:

  1. Aprender, amar e ser amado, emagrecer... Tudo exige humildade... Como exercitar a humildade?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo e grande professor ...
    Lembro me até hoje ... de sua atenção a um aluno no canto de uma sala ... vindo dizer algumas palavras de incentivo sobre meu desempenho numa prova ... Nunca esqueci disso .... E´ só pra lhe lembrar , que naquele dia você me ensinou ... que existe a humildade de aprender ... existe a humildade de ensinar ... E existe a humildade de reconhecer o esforço de alguém que começa ...
    Por menor que seja , mas um esforço ...
    E isso ,você fez naquele dia ... Ensinou-me isso ... Depois de tantos anos , estou aqui para te agradecer ...
    Ainda aprendendo com você ....
    Um forte abraço do seu aluno e amigo ...
    Paulo Henrique Neto Pais

    ResponderExcluir
  4. Samuel Elite Mad.
    Já tinha ouvido essa história ano passado e tinha achado incrível o fato de ter aprendido surf quando muitos dizem ser "tarde". Só isso já seria uma lição para vida. Mas foi mais, está sendo.
    Só que eu tenho um medo, ou mais um. Estou no segundo ano de curso e estou com medo de ser um desse alunos que você falou,esse não humilde. Como percebo se estou sendo ou não?

    ResponderExcluir
  5. Samuel,

    Publicar este comentário e reconhecer seu medo já é um passo importantíssimo. Espero que você tenha lido o comentário do Rufino, mais acima. É profundamente inspirador, por exemplo: "(...) o primeiro passo para (ela) ser livre é permitir-se não saber."

    Este medo provavelmente significa que você já sabe que está deixando de seguir algumas recomendações chave de seus professores. Aprenda a confiar. Você já conhece os resultados que está obtendo do seu jeito. Experimente agora o jeito dos seus professores, e depois de um ou dois meses os novos resultados vão convencer você a continuar.

    Parabéns pela iniciativa (humilde) de procurar ajuda!

    ResponderExcluir
  6. Samuel Elite Mad.
    Obrigado por responder professor.
    É uma verdade. Eu achei que seria menos dificil esse ano mas está sendo tão díficil quanto era ano passado. Tenho tido problemas por não estar seguindo algumas recomendações, mas não por mal. É porque tenho tentando fazer tudo aquilo que recomendam , o et, a apostila e etc. Tenho ficado bem perdido.
    Não querendo, mas já sendo chato. Tem mais algum conselho a respeito de como seguir as recomendações e fazer os exercicios?

    ResponderExcluir

Minha preferência é não moderar os comentários, mas eventualmente poderei excluir os que não acrescentem valor. Recomendo enfaticamente o uso da grafia correta das palavras, evitando abreviações.