quinta-feira, 27 de maio de 2010

Um Desafio ao Leitor: Pratique Concentrar-se!

Há alguns dias li o email de uma leitora a respeito do artigo anterior, e ao responder a ela tive a ideia de lançar este desafio a você, caro leitor:

Uma hora de concentração absoluta por dia, todos os dias, durante duas semanas.


Se você decidir aceitar o desafio, eis aqui as instruções:

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Será que Esquecemos de Como Nos Concentrar?

Um típico adolescente de hoje ao computador: Enquanto digita um trabalho da escola, conversa com 3 ou 4 amigos simultaneamente em um programa de mensagens instantâneas (como MSN ou Google Talk), olha regularmente o Orkut, acompanha as mensagens do Twitter e digita as suas a cada meia hora, além de verificar o email e responder a certas mensagens quase que imediatamente. Sobre a mesa, ao lado do monitor, o celular pulsa inquieto e a qualquer momento é acionado para conversas ou troca de mensagens de texto. Frequentemente encontramos uma televisão ligada por perto, ou ainda algum tipo de música, com ou sem fone de ouvido.


E o comportamento dos adultos também tende a assemelhar-se cada vez mais a este. A típica rotina de trabalho em escritórios dos mais diversos ramos de atividade envolve uma constante disputa pela atenção de cada funcionário. Clientes, fornecedores, chefes, subordinados e colegas de trabalho esperam respostas imediatas a suas solicitações. E-mails não respondidos poucos minutos depois de enviados geram ansiedade e reclamações.


Depois dos computadores "multi-tarefa", estamos assistindo à criação  do "ser humano multi-tarefa". É este o futuro? As empresas buscarão mais e mais profissionais com a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo?

domingo, 9 de maio de 2010

Em Quem Você Confia? (Parte 2)

Fiquei muito feliz ao ler o comentário do Rufino pouco depois de terminar o texto anterior. Eu terminei prometendo mais, e o Rufino formulou exatamente a pergunta que estava em minha mente ao fazer essa promessa: "(...) como uma pessoa pode reconhecer em outra o mestre que ela precisa (...)?" Sorandra, logo a seguir, contribuiu com valiosas reflexões, lançando já alguma luz sobre o tema (mesmo que indiretamente), e será inevitável repetir aqui parte dessas ideias. Você pode ler (ou reler) estes comentários seguindo este link.

Aliás, já é hora de deixar aqui um agradecimento formal aos leitores que têm contribuído com comentários. Vocês elevam a qualidade do conteúdo destas páginas de maneira profunda e relevante. Muito obrigado!

O medo de confiar e decepcionar-se ou ser enganado é natural e compreensível. Confiar implica correr riscos. Não confiar também. A questão é decidir quais riscos estamos dispostos a assumir na busca do auto-aperfeiçoamento.

domingo, 2 de maio de 2010

Em Quem Você Confia?

No primeiro texto deste Blog contei um episódio ocorrido em minha primeira aula de Surf. Enfoquei, então, o aspecto da humildade. Mas o episódio também ilustra outro fator fundamental para o aprendizado: Confiança.


O caminho mais curto para aprender algo é encontrar um mestre. E a única forma de aprender com um mestre é confiar nele.


Este conceito é brilhantemente apresentando em um filme